Sincronismo
Quão importante é o alinhamento dos processos?
Estar no caminho de fluxo pode ser um pouco arriscado, durante o fluxo temos o compromisso de estarmos em uma mesma frequência, para encaixarmos e seguirmos um único caminho momentâneo.
Na arte estar em sincronismo é expressar o maior improviso, um músico estuda anos para conseguir no concerto improvisar. São anos de dedicação para atingir a essência do ser, escutar o fluxo contínuo é uma bela peça que massageia nossos ouvidos.
Então para atingirmos o sincronismo é necessário antes estarmos em uma mesma frequência, para atingirmos esse estado aplicamos padronização e inovação no processo, isso significa utilizar os métodos PDCA e SDCA. Ambos os métodos retroalimentados facilitam o processo de melhoria contínua. Quando padronizamos o processo permitimos que as próximas alterações possam ser alcançadas e é por isso que o padrão sempre muda, pois passa pelo processo de inovação, desta forma devemos retornar ao modelo SDCA, ou seja padronizar novamente. Isso vai garantir que o processo suba um degrau por vez.
Quando atingirmos o estado onde todos os departamentos da indústria conectam-se e mantem a cultura. Temos o inicio de um fluxo de trabalho. Ou seja os processos são executados, desenvolvidos, checados e repassado os feedback aos outros departamentos de forma fluída, obtendo o resultado esperado em tempo hábil.
Assim ao evoluirmos cada departamento para atingir o seu melhor a cada dia, é possível falar sobre sincronismo. Para estar em sincronia é necessário base flexível, o sincronismo é periódico precisa ter inicio meio fim e precisa de um impulso inicial. Isso apresenta-se como a essência do ser.
Como podemos ver no vídeo “Synchronization of Metronomes” essa é uma forma de vermos esse fenômeno. Outro vídeo que demonstra esse fenômeno é o desfile de formatura da ANAM 2012.
Nesse outro caso podemos visualizar um pelotão de militares que por terem habilidade e flexibilidade com seus corpos, Demonstra-se um processo muito bem treinado e executado, tendo um inicio meio e fim e inicia-se com o grito de um dos militares. A frequência é tão parecida que no fim do vídeo podemos observar que eles aproximam-se e passam em um espaço limitado de forma sincronizada.
A indústria 4.0 aproxima os processos ao sincronismo, mas antes devemos adotar metodologias claras, propósitos e ferramentas que nos auxiliem a obter o melhor resultado esperado. E é por isso e por outros motivos que devemos adotar no chão de fábrica tecnologias que medem e garantem a cultura de melhoria.
Nas indústrias manter o controle e a evolução são os pilares para o sucesso e por isso devemos utilizar ferramentas que consigam acompanhar o ritmo da produção, pois o feedback deve ser em tempo hábil, isso irá garantir uma cultura forte.