Tempo hábil
como saber o tempo certo para tomar uma decisão
Sempre que procuramos aumentar nossa eficiência, o pensamento recorrente é, se eu pudesse corrigir o erro a tempo de reduzir os custos.
Tempo, o período contínuo de eventos que se sucedem. E ser hábil, é possuir conhecimento profundo, técnico e prático das disciplinas.
Todas as decisões possuem riscos, valores, relevância e impactos. Ao descobrir tais características conseguimos traçar estratégias, para entender quais serão as ferramentas necessárias investir para diminuir custo. Devemos focar nas decisões mais importantes, com alto risco, alto custo de operação e as que podem gerar impactos negativos. Para conseguir responder a essas decisões é necessário dados da operação, relatórios e indicadores, que consigam guiar os gestores, a fim de evitar qualquer parada ou imprevisto dos processos.
Na prática o tempo hábil é toda decisão que conseguimos dar, antecedendo ao débito econômico, ou seja o custo de operação supere o valor gerado, consequentemente a operação gera prejuízo. Assim que conhecemos o ponto de equilíbrio aplicamos esforços para otimizar a operação, podendo automatizar a coleta de dados, indicadores, cálculo de eficiência na produção ou otimizar o recurso humano. Com as decisões em tempo hábil, sobra tempo para o planejamento.
Alguns sistema oferecem soluções em “tempo real” cada demanda ou requisito de projeto irá definir “tempo real” em escala diferente. A definição correta para “tempo real”, seria o tempo hábil de resposta de um sistema para atender os requisitos. Se um sistema que requisitar a resposta em 200 milissegundos, conseguir responder a tempo, chamamos isso de “tempo real” e também podemos chamar um sistema que requisite uma resposta a cada 2 minutos e responder dentro dos 2 minutos, ele também poderá ser chamado de sistema em “tempo real”.
A indústria que investe em tecnologia apropriada para cada processo, prioriza as decisões mais importantes e onerosas. Essas empresas estão preparadas para essa importante transição, a melhoria contínua. Alguns processos não demandam altas tecnologias, no entanto quanto maior a digitalização, maior a conectividade e mais próximo os processos estarão interligados, possibilitando entender gargalos e provisionando manutenções, para evitar paradas e imprevistos.
Entenda suas prioridades e comece a buscar por soluções que gerem relatórios e informações para garantir uma gestão tranquila, focada no planejamento, saia das manutenções corretivas. Dessa forma todas as sua decisões estarão no momento certo, tendo seu tempo hábil otimizado.
¹Disponível em: https://www.metropoles.com/psique/respeite-o-seu-tempo-e-o-do-outro/amp Acesso em: 07 dezembro 2019